Atividades dinâmicas

5 dinâmicas para melhorar o trabalho em equipe na escola

As atividades dinâmicas podem ser utilizadas para fortalecer o trabalho em equipe de seus alunos, independente da faixa etária. Quando usamos dinâmicas para melhorar o trabalho em equipe na escola, estamos oferecendo oportunidades diferenciadas para promover a socialização e inclusão dos alunos.

Aqui vou apresentar para vocês 5 atividades dinâmicas que já testei e são ótimas para melhorar essa questão.

Lembre-se de que cada atividade pode ser adaptada de acordo com suas necessidades.

Acompanhe.

1. Prova da Caneta na garrafa

Esta atividade é muito interessante, pois exige que os alunos se comuniquem e dependam inteiramente do outro para ter êxito na atividade.

Vai precisar de:

  • 1 caneta
  • Barbante
  • 1 Litro PET
  • Caixa de som

Corte 5 pedaços de barbante com 1,5m de comprimento e amarre uma das pontas de cada barbante na caneta, de maneira que a caneta fique com a ponta pendurada;

Monte equipes de 5 alunos e cada um deles deve segurar uma ponta do barbante;

Com o litro PET no meio eles deverão tentar colocar a caneta dentro do litro, o que pode parecer mais difícil do que parece.

Determine um tempo e solte uma música. Enquanto a música estiver tocando eles poderão contabilizar todos as vezes que eles conseguirem.

Ganha a equipe que conseguir mais vezes durante o tempo determinado.

2. Campo Minado

Esta atividade é muito interessante, pois permite que os participantes exercitem a comunicação e e confiança no companheiro.

Estabeleça um espaço amplo onde você organize uma pequena pista de corrida. Nessa pista você vai colocar vários objetos como obstáculos ou minas (podem ser cones, cadeiras, caixas, balões, etc).

Organize duplas e coloque venda nos olhos em um integrante da dupla.

O integrante da dupla que está com a venda nos olhos deve atravessar o “campo minado” através das orientações do outro que está sem a venda. Obs.: Este outro apenas deve dar orientações verbais.

Vence a dupla que conseguir atravessar sem bater em nenhum obstáculo.

3. Roda da união


O objetivo dessa atividade é ensinar como se comunicar para alcançar seus objetivos.

Você vai precisar de:

  • Caixa de som;

Com as mãos dadas em uma sala, as crianças formam uma roda e cada uma deve memorizar qual o coleguinha que está à sua direita e à esquerda.

Depois disso você vai soltar uma música, e então elas soltam as mãos e começam a caminhar pela sala de forma desordenada.

Quando a música parar, as crianças correm para o centro da sala e devem dar um grande abraço coletivo e permanecerem sem se mover.

Então, elas precisam dar de novo as mãos para as crianças que estavam ao seu lado quando a brincadeira começou. Após conseguirem dar as mãos, devem tentar formar o círculo novamente sem soltar as mãos.

4. Ilha do tesouro


Você vai precisar de:

  • Uma recompensa (uma caixa de bombom, por exemplo)
  • algumas folhas de jornal.

Posicione uma folha de jornal aberta de um lado da sala e coloque a recompensa em cima – essa será sua “Ilha do tesouro”.

Do outro lado, posicione uma folha de jornal aberta para cada dupla de participantes.

Cada dupla deve permanecer em pé, sobre a folha de jornal e precisará chegar até a “Ilha” do tesouro, mas sem tocar os pés no chão, fora da folha de jornal.

Se a dupla colocar o pé no chão ou rasgar a folha ela será desclassificada. Para cumprir a atividade é necessário trabalhar em equipe.

Obs.: O grande segredo para o sucesso desta atividade é duas duplas trabalharem juntas, ou seja, duas duplas combinam de compartilharem os jornais enquanto passam a outra folha para a frente.

Essa é uma dinâmica que vai entregar muitos sorrisos e gargalhadas.

5. Trem humano

É uma atividade ótima para desenvolver a comunicação e o conhecimento entre os participantes.

Você vai precisar de:

  • Caixa de som;

Todo o grupo pode participar.

Ligar uma musica suave e então o grupo começa a se movimentar livremente pela sala. O coordenador da atividade, intitulado “locomotiva”, anuncia o nome de um dos colegas e atribui uma qualidade a ele ( exemplo, “O próximo vagão será a Maria, porque ela é inteligente”). Nesse momento, ela se junta à “locomotiva”, fazendo o papel de um “vagão”.

Então é a hora do “vagão” chamar outro participante dando a ele uma qualidade. E então este será o “vagão” seguinte e, assim por diante.

Estas foram algumas atividades dinâmicas que poderão te auxiliar no desenvolvimento do trabalho em equipe da sua turma na escola, ou de repente, para você que quer adaptar no seu trabalho ou outro ambiente.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative os bloqueadores de anuncio para continuar navegando no nosso site.