O problema do desperdício da água na agricultura
A água é um recurso essencial para a vida no planeta Terra, mas que pode estar sendo desperdiçada em atividades como a agricultura.
Como é um recurso necessário para todos os seres vivos, as plantas também necessitam de muita água. E nesse sentido, a agricultura consome cerca de 70% do total da água gasta no mundo.
Sendo que hoje, a forma de irrigação mais utilizada na agricultura mundial é a de superfície ou aérea, que são aquelas jogam água sobre as plantações usando borrifadores ou pivôs.
Mas quando a irrigação é realizada com esses sistemas ela é facilmente absorvida pela terra ou evapora, resultando em um desperdício muito grande de água.
Mas como diminuir esse consumo de água?
Estudos tem mostrado que a técnica de irrigação por gotejamento, que consiste em gotejar água diretamente nos pés das plantas, com auxílio de um sistema de canos que levam a água até seu destino.
Segundo a Embrapa, o uso dessa técnica chega a ter uma eficiência de 90% no uso da água.
Além dessa técnica alternativa de irrigação, existem outras que também não consomem exagero de água, como o sistema micro aspersor.
Apesar do nosso país ser muito rico em recursos hídricos, com uma média de 12% da água doce do mundo, com seus grandes rios, reservatórios subterrâneos, florestas tropicais e fortes chuvas, em algumas regiões não tem tanta disponibilidade de água potável.
Dessa forma, é muito importante os agricultores adotem formas alternativas para a irrigação das plantas para que nossa preciosa água não seja desperdiçada.