A História em Quadrinhos [Resumo]
Os quadrinhos são uma história feita com imagens, geralmente acompanhadas da palavra escrita. A sua linguagem e a de seus personagens é simples, objetiva e aparece escrita em balões, nos quais são registrados as falas e os pensamentos desses personagens.
Os quadrinhos constituem uma forma de comunicação muito expressiva e seu poder de sugestão é enorme. Eles nasceram da integração das linguagens gráficas e literárias.
Um pouco da história
Essa maneira de se expressar por meio do desenho e da linguagem escrita já fazia parte de representações nas
civilizações do passado, como no Egito antigo e na Idade Média.
Na Idade Contemporânea, esse movimento ganhou bastante força. Em 1865, apareceu a primeira história em quadrinhos, de Wilhelm Bush, que conta as peripécias e traquinagens de dois meninos, Max e Moritz. A tradução em português foi feita por Olavo Bilac.
E a mais forte maneira de comunicação de massa, pois seus artistas são geralmente dotados de grande sensibilidade artística e habilidade manual, transformam o desenho (imagem fixa) em algo que ganha vida, linguagem e movimento.
Após 1920, surgiram histórias com fantasias, aventuras e heróis, como Tarzan, Flash Gordon, Fantasma, Homem Aranha, Batman e outros. Também foi desenvolvida a linha de quadrinhos cômicos, conceituais e irônicos, com personagens que se tornaram conhecidos e populares, como Pato Donald, Zé Carioca, Mickey e outros personagens de Walt Disney, Charlie Brown e Snoopy de Schulz, Mônica, Cebolinha, Magali e Chico Bento do brasileiro Maurício de Souza.
Como fazer uma história em quadrinhos?
Para fazer uma HQ é importante:
- Identificar os personagens e caracterizá-los.
- Estabelecer um personagem principal (protagonista). Determinar se ele é fixo ou se muda a cada quadrinho.
- Subdividir a história em cenas ou quadros, definir os gestos, diálogos, ambientes e enquadrá-lo.
- Escolher a técnica que será usada (em cores ou branco e preto).
- Subdividir a estrutura e o comprimento da história (número de quadros, episódios completos ou incompletos para imaginar o final).
- Programar a paginação.
- Conservar uma certa harmonia cromática e gráfica, preocupando-se com uma sequência lógica.
As onomatopeias
Nas histórias em quadrinhos, usamos recursos como a onomatopeia, que é a linguagem dos sons.
São palavras ou formas verbais que exprimir sons e ruídos, como: CRACK (quebra de um objeto), BOOM (estouro de uma bomba), ZZZZZZZ… (pessoa dormindo), AHI AHI AHI (risada) e OHI (exclamação).
Veja alguns exemplos: