O Renascimento [Resumo]
O Renascimento foi um movimento que começou na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.
Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo. Eles rejeitavam as ideias medievais que Deus deveria ser o elemento mais importante para o conhecimento (teocentrismo) e buscavam novas formas de compreender o conhecimento tendo como centro o homem (antropocentrismo).
Veja também: Como desenhar usando perspectiva e pontos de fuga
Características do renascimento
1. Rejeitavam os valores feudais e consideravam a Idade média como a “Idade das Trevas”. Rejeitavam o teocentrismo, o misticismo, ao geocentrismo e o coletivismo.
2. Valorizavam o RACIONALISMO. Diziam que tudo podia ser explicado através da razão e da observação da natureza.
3. Valorizavam o HUMANISMO, um conjunto de saberes que tinha como centro o ser humano.
4. Acreditavam que o homem era a obra mais perfeita de Cristo. Daí surgiu o ANTROPOCENTRISMO, a ideia do homem como centro do conhecimento.
5. Os novos conhecimentos da matemática, da física, da anatomia, da geometria e de outras ciências levou a invenção da PERSPECTIVA e aprimorou o NATURALISMO (representação realista da natureza).
A burguesia começou a patrocinar obras de artistas famosos, tornando-se MECENAS. Eles investiam em palácios, catedrais, esculturas e pinturas, buscando aproximar seu estilo de vida ao da nobreza. Na Itália, esses artistas se inspiraram nas obras greco-romanas da antiguidade buscando um ideal de beleza que valorizava o corpo humano como obra prima de Deus. Por isso eles procuravam retratar o corpo humano da forma mais fiel possível utilizando de conhecimentos científicos como o da medicina, da química e da anatomia. Além disso eles utilizavam conhecimentos de matemática e geometria em suas obras.
Principais artistas
1. Dante Alighieri (1265 – 1321) – escreveu a “Divina Comédia”.
2. Sandro Botticelli (1445-1510) – pintou “A Primavera” e o “O Nascimento de Vênus”.
3. Nicolau Maquiavel – escreveu “O Príncipe”.
4. Leonardo Da Vinci – pintou a “Mona lisa” e “A Santa Ceia”, era escultor, engenheiro e inventor.
5. Michelangelo – Pintor e escultor de “Davi”, “Moisés” e a “Pietá”.