Arte

Surrealismo [Resumo]

Você já ouviu falar em um artista chamado Salvador Dali? Pois é. Ele foi um dos artistas que representaram o movimento artístico que ficou conhecido como Surrealismo.

O Surrealismo

O movimento Surrealista surgiu em Paris em 1924, fruto das ideias de um grupo de escritores e artistas que, liderados André Breton (1896-1966), valorizavam as pesquisas cientificas, e sobretudo a psicanálise.

Esse grupo de artistas, que ficou conhecido como a vanguarda europeia do inicio do século XX, baseava-se principalmente nos estudos de Freud, no que diz respeito a exploração do inconsciente e os sonhos nas expressões artísticas.

Os artistas e as obras

Dessa maneira, as obras não se prendiam à moral, a realidade ou a razão. Em certas ocasiões, as obras parecem sem sentido, mas na realidade representam os pensamentos mais interiores do ser humano.

Muitos artistas da época juntaram-se ao grupo, entre eles o pintor Marc Chagall (1887-1985) e os pintores e artistas gráficos espanhóis como Joan Miró (1893-1983) e Salvador Dali (1904-1989).

Autorretrato suave com toucinho frito – de Salvador Dali ️

Os artistas surrealistas pintaram lembranças de seus sonhos, ou qualquer coisa que brotasse de repente nos seus pensamentos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Desative os bloqueadores de anuncio para continuar navegando no nosso site.