Surrealismo [Resumo]
Você já ouviu falar em um artista chamado Salvador Dali? Pois é. Ele foi um dos artistas que representaram o movimento artístico que ficou conhecido como Surrealismo.
O Surrealismo
O movimento Surrealista surgiu em Paris em 1924, fruto das ideias de um grupo de escritores e artistas que, liderados André Breton (1896-1966), valorizavam as pesquisas cientificas, e sobretudo a psicanálise.
Esse grupo de artistas, que ficou conhecido como a vanguarda europeia do inicio do século XX, baseava-se principalmente nos estudos de Freud, no que diz respeito a exploração do inconsciente e os sonhos nas expressões artísticas.
Os artistas e as obras
Dessa maneira, as obras não se prendiam à moral, a realidade ou a razão. Em certas ocasiões, as obras parecem sem sentido, mas na realidade representam os pensamentos mais interiores do ser humano.
Muitos artistas da época juntaram-se ao grupo, entre eles o pintor Marc Chagall (1887-1985) e os pintores e artistas gráficos espanhóis como Joan Miró (1893-1983) e Salvador Dali (1904-1989).
Os artistas surrealistas pintaram lembranças de seus sonhos, ou qualquer coisa que brotasse de repente nos seus pensamentos.